E-mail Marketing para atrair locatários

Animação de homem e mulher transmitindo mensagens através de e-mails
As imobiliárias podem explorar vários canais para fechar mais negócios, e entre as melhores opções está o E-mail Marketing para atrair locatários. Confira o blog post!

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Há uma variedade de canais de divulgação que uma imobiliária pode explorar para fechar mais negócios, mas o assunto de hoje é o uso de E-mail Marketing para atrair locatários.

Um estudo da União Internacional de Telecomunicações (UIT) revelou que cerca de 68% da população mundial utiliza internet. São 3,9 bilhões de pessoas conectadas, e favorecendo o uso de canais digitais para disseminar conteúdo.

Inclusive, no mercado imobiliário, observa-se a concentração de anúncios em sites que divulgam fotos, valor e informações de imóveis. Uma estratégia muito eficiente, mas que pode ser incrementada com outros canais de comunicação, como o e-mail.

O cliente, para investir em um imóvel, precisa das informações corretas e determinado tempo para absorvê-las, até selecionar aquele adequado às suas necessidades e desejos. Nesse contexto, o E-mail Marketing deve auxiliá-lo a tomar uma decisão positiva.

E-mail Marketing vs. spam

Não confunda E-mail Marketing com spam: este é qualificado quando não se tem permissão para disparar mensagem, e é feito o envio a contatos que não têm relação com a imobiliária. Por isso, seu conteúdo não aparece na caixa de entrada, mas na caixa de spam.

A estratégia correta é direcionar os disparos apenas a quem permite comunicação e está disposto a receber materiais. Sendo assim, para evitar que você seja incluído em Blacklist (lista de spam), proporcione aos leads a possibilidade de cancelar os seus contatos.

Traçando estratégias de comunicação

Existem alguns custos aplicáveis à boa gestão de E-mail Marketing, que vão desde o pagamento ao profissional responsável e até a assinatura de um software por onde acontece o envio e recebimento das mensagens.

O valor investido nessas estratégias de comunicação é bastante variável, assim como o custo de aplicativos com tal finalidade, pois o montante a ser empregado depende da estrutura que sua empresa está disposta a montar.

Desenvolver um plano de comunicação torna possível estabelecer contatos mais pessoais e humanizados com o lead. Além disso, com ele é possível ter maior controle sobre as etapas do relacionamento entre a imobiliária e cliente.

Estimule a sua base de contatos

A lista de contatos pode ser uma mina de oportunidades, e para ativá-las é preciso trabalhar bem a comunicação. Então, envie conteúdos relevantes e diferenciados para grupos específicos, e não para toda a base. Assim, você garante maior assertividade ao assunto!

Você pode segmentar a base de leads utilizando diferentes critérios, como região, interesse e vínculo com a imobiliária. A finalidade dessa estratégia é evitar o envio de comunicações genéricas e, muitas vezes, desinteressantes para algumas pessoas.

Apesar de mensagens via e-mail serem um importante caminho para conquistar atenção dos corretos indivíduos, deve-se também prestar atenção para não as tornar monótonas. Por isso, até dentro do mesmo canal vale a pena investir em diferentes formatos de conteúdo.

Acompanhe o lead por toda a jornada

Entre as principais vantagens da comunicação via e-mail está a facilidade em atingir os alvos. Isso porque a comunicação é entregue no próprio “espaço” de trabalho dos leads. Sendo assim, é estabeleça uma frequência moderada de disparos, para que lembrem da imobiliária, mas não haja cancelamento dos e-mails.

As estratégias nesse canal permitem acompanhar o lead desde o primeiro momento e até a firma de um eventual contrato. Contudo, o tom de comunicação deve variar ao longo da sua jornada, indo de informativos à lembretes para fechamento de uma locação.

Com a construção de uma conversa fluida entre lead e o seu negócio, a credibilidade da imobiliária tende a aumentar e, além disso, ela passa a conhecer melhor o público-alvo!


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